Descrição: A patologia cirúrgica é o estudo anatomopatológico de órgãos ou partes retiradas cirurgicamente (biópsias ou peças cirúrgicas). Tem como objetivo principal fornecer o diagnóstico da lesão, orientando o tratamento e o prognóstico do paciente. O procedimento anatomopatológico é a inclusão em parafina de pequenos fragmentos para confecção de uma lamina histológica, corado pela hematoxilina-eosina. O histopatológico é precedido da realização de um procedimento cirúrgico, quer pode ser uma biópsia incisional, biópsia excisional e a retirada parcial ou total de um órgão.
Recomendações: Fixado em Formol tamponado à 10%
O material deve ser encaminhado ao laboratório preferencialmente em até 24 horas, não ultrapassando o prazo máximo de 72 horas após a coleta."
Citologia de líquidos
Descrição: É a análise das células presentes em fluidos corporais, como urina, escarro, líquido pleural, entre outros, para identificar alterações que possam indicar inflamação, infecção, sangramento ou mesmo câncer.
Recomendações: O material deve ser enviado seco, mantendo refrigerado, entregue o mais rápido possível.
Citopatológico convencional e em meio líquido
Descrição: O preventivo de colo de útero é um método citopatológico convencional, mais conhecido como Papanicolau, esse método é coletado o material cervico-vaginal e colocado em laminas.
A citologia em meio líquido é um método mais moderno e tecnológico ao qual o médico coleta em um frasco apropriado o raspado e escovado cervico-vaginal, e no Biocito são preparadas as lâminas. Dispomos da técnica e método GynoPrep®. Essa metodologia mostrou-se muito mais eficaz para prevenção do câncer de colo de útero, tornando possível um diagnóstico mais preciso e mais sensível na detecção de lesões em comparação ao método convencional.
Recomendações: Citopatológico convencional: fixadas em álcool 70% ou fixador citológico.
Citopatológico em meio líquido: Fixador GynoPrep®
Até três meses de duração
Imunohistoquímica
Descrição: A imunohistoquímica é um método de análise molecular dos tecidos buscando identificar características moleculares das doenças. Tem diversas aplicações, como o diagnóstico de doenças inflamatórias, infecciosas e neoplasias; também é muito importante para determinação de fatores preditivos e prognósticos no câncer.
Recomendações: Realizada em blocos de parafina.
Paaf- Punção Aspirativa por agulha fina guiada por ultrasson
Descrição: A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) com ultrassonografia é um procedimento médico que utiliza uma agulha fina e uma seringa para coletar uma pequena amostra de células, tecidos ou líquidos de um nódulo ou área suspeita do corpo, realizada com o auxílio de um aparelho de ultrassonografia para localizar com precisão a área a ser puncionada. Esta biópsia é feita para análise, ajudando a identificar a causa de um problema de saúde.
Recomendações: Fixador álcool 70%
Entregar ao laboratório em até 48 horas
Transoperatório de congelação
Descrição: A biópsia por congelação é marcado com antecedência e é realizada durante o ato cirúrgico, onde o cirurgião retira um pequeno fragmento de tecido que deverá ser analisado e diagnosticado pelo patologista sendo que os cortes são feitos em criostato e analisados em microscópio. Pode ser utilizado para se determinar a natureza de uma lesão – tumor benigno, maligno ou processo inflamatório, ou para se definir se a margem cirúrgica está livre da lesão. O resultado da biópsia de congelação vai determinar a conduta a ser seguida pelo cirurgião.
Recomendações: O material deve ser enviado seco, sem o uso de qualquer tipo de fixador e levado imediatamente ao Biocito.